segunda-feira, 25 de junho de 2012

Juliano Fuentes é Talento Jovem 2012



 Na noite do dia 16 de junho, o Centro de Idiomas MAB ficou orgulhoso em receber mais um entre tantos reconhecimentos colecionados ao longo dos seus 30 anos de atuação. Foi conferido ao professor e coordenador pedagógico do curso, Juliano Fuentes, o conceituado prêmio Talento Jovem 2012, promovido pelo colunista do Diário Popular, Flávio Mansur.
Nosso English teacher nasceu em Pelotas, habilitou-se em Letras pela UFPel e há 15 anos tem trabalhado conosco. Em dezembro deste ano, junta-se à delegação brasileira que embarca rumo ao Reino Unido para participar do Oxford Teachers'  Academy, evento que recebe docentes vindos dos quatro cantos do mundo.
Professores, direção e funcionários da escola se fizeram presente no jantar de consagração de Juliano realizado no Tourist Parque Hotel em Pelotas.
Parabéns, Mr. Fuentes! Estamos todos muito orgulhosos de ti.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

NERD

O famoso Theodor Seuss Geisel  (1904-1991) , conhecido por todos como artista e contador de histórias - Dr. Seuss - foi quem inventou a palavra "NERD" em seu livro If I Ran the Zoo (1950). Ele descreveu o nerd como uma criatura humanoide, magra e mal-humorada. As crianças adoraram a ilustração e o nome e logo começaram a usá-lo para indicar o "CDF", o estudioso normalmente muito inteligente, mas socialmente incompetente e fisicamente não atraente. A palavra é muito usada hoje no sentido pejorativo para designar alguém muito interessado em assuntos técnicos e científicos, principalmente em computadores, e considerado cansativo e careta.

Fonte: Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia”, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Inglês na América do Sul

Quando se pensa em língua inglesa, a primeira coisa que vem à cabeça é um outro continente. Nossa América do Sul é conhecida por abrigar países que falam espanhol, imensa maioria deles, e o Brasil, onde falamos português.

Mas que tal ir para um lugar cuja língua nativa é inglês sem sair do nosso continente? Poucos sabem, mas isso é perfeitamente possível. 

A República da Guiana fica localizada no norte da América do Sul. Faz fronteira com Venezuela, Brasil e Suriname. Tem como seu atrativo mais marcante a variedade cultural e as belezas naturais. A capital é Georgetown, onde vivem mais de 230.000 pessoas, segundo dados de 2002.

Se você já esteve lá ou gostaria de ir, deixe seu comentário. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

British ou English?

Muitas pessoas ainda se perguntam se existe alguma diferença nas nacionalidades "British" (Britânico) ou "English" (Inglês). Podemos dizer que, na verdade, os termos se referem a coisas distintas. Para entendermos melhor, precisamos dar uma olhada no que a divisão política dos estados nos diz:

O termo British é designado para as pessoas do Reino Unido. A Inglaterra é uma das nações que compõem este bloco, juntamente com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Aqui vão as nacionalidades de cada um deles:

England: English
Scotland: Scottish
Wales: Welsh
Northern Ireland: Northern Irish

Contudo, todos eles também podem ser chamados de British. Usar o termo English confere um sentido de maior autonomia a esta parte do Reino Unido. Seria mais ou menos como um nativo do Rio Grande do Sul preferir ser chamado de gaúcho do que brasileiro.