domingo, 24 de março de 2013

Paris

A gente ouve tanto falar de Paris, mas será que ela é uma cidade grande?
Quais as origens de Paris?

Com 27 milhões de turistas estrangeiros e franceses todo ano, Paris atrai mais visitantes do que qualquer outra cidade. De suas origens modestas como a província de Lutécia, ela floresceu e se tornou uma capital que desperta o interesse do mundo inteiro, graças à arquitetura, aos museus, aos jardins, aos cafés e à vitalidade que possui.
Paris é relativamente compacta se comparada a outras capitais, já que seus 2.201.578 habitantes vivem numa área com pouco mais de 170 Km quadrados. Situada às margens do rio Sena, a cidade desfruta de uma posição favorável numa rota muito movimentada de comunicação entre norte e sul.
Paris é o produto de séculos de história e carrega as marcas de cada época que se sucedeu. Da Idade Média ao século XIX, reis, rainhas e imperadores erigiram muros de proteção, palácios, pontes e fontes. Fundaram igrejas e a universidade. Encorajaram a criação de terrenos para a construção e abriram hospitais, mercados e escolas.
A partir do final do século XIX os presidentes da República se esforçaram para aumentar o prestígio da capital.
Victor Hugo foi cativado pela cidade e dedicou um capítulo a ela intitulado "Paris vista de cima" em seu romance O corcunda de Notre Dame: 
"Unido por uma similaridade de gostos e estilos, e marcado por cada um desses monumentos característicos, há um certo número de casas espalhadas por vários quarteirões que podem ser avistadas e facilmente datadas por um especialista . Quando se sabe como olhar, o espírito de um século e os traços de um rei podem ser encontrados até mesmo em numa aldraba."



Paris, A história de uma grande cidade. CHADICH, Danielle & LEBORGNE, Dominique

sábado, 23 de março de 2013

Alemanha

Vamos aprender um pouco sobre a Alemanha com o professor Richard?


Hallo, wie geht’s?

Vamos falar um pouco da Alemanha e sua organização político-geográfico.
Apesar de seu tamanho ser comparável ao estado do Rio Grande do Sul, a Alemanha possui 13 Estados e mais 3 Cidades-Estados – Berlin, Bremen e Hamburg - com autonomia política.
Alguns estados ainda são divididos em regiões administrativas e culturais (Regierungsbezirke), por exemplo, a Baviera (Bayern) é dividida em 7 regiões e cada região possui sua respectiva capital.


Richard Jeske Wagner é professor de alemão no Mab.



domingo, 17 de março de 2013

Chien et Chat





Como cumprimentar em Mandarim?


 Hoje gostaria de falar um pouco sobre como que os chineses se cumprimentam.
A principal característica do Mandarim (idioma oficial da China) são os caracteres.   Todos os caracteres podem ter um ou mais significados, e alguns deles podem não ter significado algum. Geralmente  é preciso juntar os caracteres para ter um significado claro e objetivo
O mais comum e mais usado para cumprimentar é 你好 ! ( Nǐ Hǎo )  significa Oi. Ele pode ser usado qualquer hora. (nǐ) significa você (tu) , e (hǎo) significa bom. Montando viram Oi.
De manhã, podemos falar  早上好 (Zǎo shang hǎo) . aqui 早上(zǎo shang  significa de manhã . e (Hǎo)  bom. Juntando vira bom dia.
Meio-dia ou à noite trocamos 早上 (Zǎo shang ) para 中午 (Zhōng Wǔ, meio-dia) ou 晚上 ( wǎn shang, noite ). E mantém (Hǎo ) no final.
Outro ponto importante é a utilização de (Nǐ) ou (Nín) .  Quando falamos com uma pessoa mais velha que nós. Usamos (Nín), para mostrar mais respeito e por questão de educação também.

 http://www.welcome.org.cn/richangliyi/2009-8-3/wenhou.html


Post enviado pelo professor de Mandarim, Daniel.