domingo, 24 de março de 2013

Paris

A gente ouve tanto falar de Paris, mas será que ela é uma cidade grande?
Quais as origens de Paris?

Com 27 milhões de turistas estrangeiros e franceses todo ano, Paris atrai mais visitantes do que qualquer outra cidade. De suas origens modestas como a província de Lutécia, ela floresceu e se tornou uma capital que desperta o interesse do mundo inteiro, graças à arquitetura, aos museus, aos jardins, aos cafés e à vitalidade que possui.
Paris é relativamente compacta se comparada a outras capitais, já que seus 2.201.578 habitantes vivem numa área com pouco mais de 170 Km quadrados. Situada às margens do rio Sena, a cidade desfruta de uma posição favorável numa rota muito movimentada de comunicação entre norte e sul.
Paris é o produto de séculos de história e carrega as marcas de cada época que se sucedeu. Da Idade Média ao século XIX, reis, rainhas e imperadores erigiram muros de proteção, palácios, pontes e fontes. Fundaram igrejas e a universidade. Encorajaram a criação de terrenos para a construção e abriram hospitais, mercados e escolas.
A partir do final do século XIX os presidentes da República se esforçaram para aumentar o prestígio da capital.
Victor Hugo foi cativado pela cidade e dedicou um capítulo a ela intitulado "Paris vista de cima" em seu romance O corcunda de Notre Dame: 
"Unido por uma similaridade de gostos e estilos, e marcado por cada um desses monumentos característicos, há um certo número de casas espalhadas por vários quarteirões que podem ser avistadas e facilmente datadas por um especialista . Quando se sabe como olhar, o espírito de um século e os traços de um rei podem ser encontrados até mesmo em numa aldraba."



Paris, A história de uma grande cidade. CHADICH, Danielle & LEBORGNE, Dominique

Nenhum comentário: