domingo, 21 de abril de 2013

Paris no cinema

Paris é uma das cidades mais filmadas do mundo. Bairro por bairro, as paisagens da Cidade Luz - as famosas ou as menos conhecidas - inspiram cineastas de toda parte. 

"Sempre teremos Paris" - essa frase de depedida de Bogart a Ingrid Bergman em "Casablanca" é memorável na história do cinema.

O cais do Sena em frente a Île Saint Louis - o cais Tournelle - viu Woody Allen esboçar alguns passos de dança com Goldie Hawn em "Todos dizem Eu te Amo"

Os bouquinistes da margem esquerda são testemunhas do alter ego atormentado de Wood Allen em Meia-noite em Paris.




No Quai de Montebello, Jeanne Moreau se lançou na água para impressionar "Jules e Jim", e Audrey Hepburn passeou com Cary Grant em "Charade".

Julie Delpy compartilhou com Ethan Hawke a pitoresca livraria Shakespeare & Co, na rue de La Bûcherie, em "Antes do Por do Sol". 


A Île de la Cité aparece em numerosos filmes onde podemos ver a fachada de Notre-Dame de Paris, entre eles, "Em Nome de Deus", que conta a história de Abelardo e Heloísa na época da construção da catedral.

No filme "Camille Claudel", vemos também á lindíssima casa aonde se encontra hoje o Musée Rodin.

Na Ponte de Bir-Hakeim, Maria Schneider encontrou Marlon Brando no "Último Tango em Paris".

Em torno da Igreja Saint-Germain-des-Prés, se encontram três cafés famosos: La brasserie Lipp, le Flore e Les Deux Magots, que aparecem regularmente no cinema.

Amélie Poulain, adorava jogar pedrinhas no Canal St Martin
antes de descobrir seu fabuloso destino. O filme mostra também várias ruas de Montmartre.


                                                  
A fachada do famoso Hôtel du Nord, no mesmo Canal, agrada aos fãs de Arletty e de sua "gueule d'atmosphère".

Na Place de la Concorde, Amy Hathaway joga o seu celular na fonte em "O Diabo veste Prada".


Do outro lado, na Place de l'Etoile, é o Arco do Triunfo que serve de pano de fundo para Audrey Hepburn e para o amor de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em um flash-back em "Casablanca".


É no Museu do Louvre que Tom Hanks e Audrey Tautou estão no " Código Da Vinci".

A Gare de Lyon é sem dúvida aquela que encontramos com maior frequência nas telas. O restaurante Le Train Bleu, no primeiro andar da gare, também é aonde "Mr. Bean" começou as suas férias.

A Tour Eiffel serve como cena de inúmeros filmes: James Bond,e, mais recentemente,  "Por um Lugar na Platéia" e "À Francesa"


O Moulin Rouge é cenário de "French Cancan" de Jean Renoir, e de "Moulin Rouge", com Nicole Kidman e Ewan McGregor .

Montmartre se tornou um verdadeiro local de pelegrinagem para os fãs de Amélie Poulain. Do Café des 2 Moulins na rue Lepic às escadas da Sacré-Coeur.



 
Alguns Filmes que têm Paris como Cenário

Meia noite em Paris, Gainsbourg, Le Petit Nicolas, O que pensam os Homens (Le Coeur des Hommes), Paris eu te Amo, Sabrina, As Férias de Mr. Bean, À Francesa, Por um Lugar na Platéia, Moulin Rouge, O Diabo Veste Prada, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, French Kiss (Surpresas do Coração), A Bela da Tarde, Camille Claudel, Piaf, Irma la Douce, Hotel du Nord, Charada, Uma Cinderela em Paris, Código Da Vinci, os Miseráveis, Decalage Horaire, Voando Alto, O Último Tango em Paris, Antes do Por do Sol, Em nome de Deus (Abelardo e Heloísa), Coco Avant Chanel, Julie et Julia, Femme Fatale, Arsene Lupin, O Fantasma da Ópera, Jules et Jim




Nenhum comentário: